fábulas africanas

Sesc RJ leva poesias, fábulas africanas e lendas indígenas à Niterói e São Gonçalo

Atividades gratuitas acontecem em junho e incluem intervenções poéticas com o premiado artista Ronaldo Mota

 

O Sesc RJ vai levar a fantasia de contos tradicionais brasileiros, europeus e orientais, além de fábulas africanas e lendas indígenas ao público de todas as idades nas unidades Niterói São Gonçalo. As atividades gratuitas do mês de junho, ainda incluem intervenções com poesias recitadas pelo premiado artista Ronaldo Mota.  

Cia. do Solo irá ampliar a linguagem da contação de histórias tradicional e indicar novas possibilidades narrativas, por meio de repertório selecionado com sessões de lendas indígenas, fábulas africanas, contos tradicionais brasileiros, contos europeus, contos orientais, além de textos autorais. Os artistas utilizam linguagem do palhaço, pantomima, instrumentos musicais (violão, cavaquinho e percussão), manipulação de bonecos e adereços diversos. Em São Gonçalo, se apresenta dia 14, e, em Niterói, dia 21. Nas duas unidades haverá opção de dois horários: às 10h e às 14h.

Já o Canto da Viração apresenta poesias recitadas, com efeitos sonoros ao violão, e composições de Ronaldo, artista reconhecido com prêmios Mambembe, APCA, Coca-Cola e, o recente CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude) na categoria de Melhor Música, pelas canções do espetáculo-poema “História do Barquinho”. A atração acontece no dia 16, no Sesc Niterói, e no dia 24, no Sesc São Gonçalo. Ambos, às 11h.

Serviço:

Sesc RJ – Literatura

Niterói: Rua Padre Anchieta, 56 – São Domingos – Tel: 2719-9119

São Gonçalo: Avenida Presidente Kennedy, 755 – Estrela do Norte – Tel: 2712-2342

Cia. do Solo | Contação de Histórias

fábulas africanas

A Cia. do Solo possui em seu repertório uma seleção com diversas sessões para crianças e para jovens e adultos que abordam, entre outros: lendas indígenas, fábulas africanas, contos tradicionais brasileiros, contos europeus, contos orientais, além de textos autorais. Para as narrações os artistas se utilizam de inúmeros recursos como a linguagem do palhaço, pantomima, os instrumentos musicais (violão, cavaquinho e percussão), a manipulação de bonecos e o uso de adereços diversos. O valor simbólico deste projeto está na valorização de uma das mais antigas manifestações culturais presente em todos os povos: a contação de histórias. Reconhecer esta prática como patrimônio imaterial de um povo e uma nação, através de sua perpetuação de geração em geração é preservar a sua memória. Mais do que valorizar aspectos antropológicos e históricos, presentes nas narrativas o projeto pretende discutir e demonstrar a sua relevância na arte e na educação ao ser capaz de proporcionar às diferentes faixas etárias o prazer estético de presenciar uma performance narrativa, além de despertar o interesse e o gosto do saber/sabor da posterior leitura de um bom livro.

Seu diferencial está em ampliar a linguagem da contação de histórias tradicional e indicar novas possibilidades narrativas no contato com outras linguagens cênicas e musicais. Sem perder o diálogo com o mundo contemporâneo essa ação dar-se-á, por exemplo, através da contextualização e da citação de fatos atuais, sem perder o encantamento das histórias originais, para com isso, discutir a qualidade atemporal dos contos.

 

Niterói | 21/Jun | 10h e 14h

São Gonçalo | 14/Jun | 10h e 14h

 

Classificação etária: Livre.

Duração: 50 minutos

 

***

Canto da Viração| Intervenção Poética

fábulas africanas

O Canto da Viração apresenta poesias recitadas, com efeitos sonoros ao violão, e poesias cantadas com músicas compostas por Ronaldo, criadas principalmente para o teatro nos grupos Hombu, Ventoforte e Canto da Viração, premiadas e reconhecidas pela crítica e público. Ronaldo Mota é um dos mais considerados artistas que trabalham com a interação das linguagens da literatura, teatro e música de forma poética. Recentemente recebeu o prêmio CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude) na categoria de Melhor Música, pelas canções do espetáculo-poema “História do Barquinho”. Recebeu também os Prêmios Mambembe, APCA e Coca-Cola, em trabalhos anteriores.

 

Niterói | 16/Jun | 11h

São Gonçalo | 24/Jun | 11h

 

Classificação etária: Livre.

Duração: 50 minutos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

A venda de óleo de soja corresponde a 296 vezes a altura...

Rolar para cima