Projeto dá suporte gratuito a negócios em estágio inicial nas áreas de moda, trabalhos manuais, artesanato, gastronomia, cultura e agroecologia.
Oportunidade está aberta para empreendimentos do Rio de Janeiro, Niterói e Teresópolis, incentivando a participação de grupos diversos e plurais.
RIO DE JANEIRO – O Sesc RJ abriu nesta sexta-feira (4/8) inscrições para o processo seletivo de ingresso em sua Incubadora de Empreendedorismo e Economia Criativa. O projeto dá suporte gratuito a empreendedores com negócios em estágio inicial nas áreas de Moda; Trabalhos Manuais e Artesanato; Gastronomia; Cultura; e Agroecologia. Ao todo, estão sendo oferecidas 120 vagas no Rio de Janeiro (unidades de Copacabana e Santa Luzia), Niterói e Teresópolis. O prazo se encerra dia 27 de agosto.
O processo de incubação, que tem início no dia 22 de setembro, com uma aula inaugural, dura 15 meses, período em que o empreendedor receberá orientações para modelar seu negócio, que já deve estar formalizado com CNPJ (a exceção de Agroecologia). Para isso, participarão de atividades presenciais e on-line divididas em aulas, mentorias e laboratórios práticos, além de feiras e eventos articulados pelo Sesc RJ.
Para se inscrever, o candidato deve ter no mínimo 18 anos e submeter a proposta de empreendimento que será avaliada por um comitê técnico formado por profissionais do Sesc RJ e especialistas nas áreas temáticas do mercado. O critério de seleção leva em consideração, além da proposta do empreendimento, a trajetória do proponente, as suas motivações para começar o projeto, a inovação e o diferencial do negócio.
“Todas as pessoas são bem-vindas. Além de impulsionar empreendimentos, incentivamos a participação de pessoas trans, negras, refugiadas, com deficiência, entre outros”, diz Thais Castro, gerente de Assistência do Sesc RJ.
Com o projeto, o Sesc RJ busca identificar negócios baseados no capital intelectual, cultural e criativo que gerem impacto socioeconômico; estimular a geração de renda, criando um ambiente favorável para a cultura do empreendedorismo, inovação e planejamento; valorizar a diversidade cultural e a criatividade de empreendimentos capazes de movimentar a economia local; e incentivar a formação de uma rede de conexões, troca de informações e apoio entre os participantes, que perdure para além do seu tempo de incubação.
SERVIÇO
Incubadora de Empreendedorismo e Economia Criativa do Sesc RJ
Unidades e áreas
Copacabana: Moda; Trabalhos Manuais & Artesanato; Negócios Culturais
Niterói: Moda; Trabalhos Manuais & Artesanato; Gastronomia
Santa Luzia: Moda; Gastronomia; Negócios Culturais
Teresópolis: Agroecologia
Inscrições e edital: Até 27 de agosto em www.sescrio.org.br/incubadora-sesc/