Comemorada no sábado, 20 de março, Dia Mundial sem Carne pode ser um bom momento para quem quer diversificar a alimentação
Neste sábado, 20 de março, é comemorado o Dia Mundial sem Carne. A data, que surgiu em 1985 nos Estados Unidos, já está disseminada por todo o mundo como um momento de conscientização sobre a importância da redução do consumo de proteína de origem animal.
Sabe-se que a opção por uma alimentação com maior presença de frutas, verduras, grãos e legumes traz benefícios não apenas para a saúde individual mas também para o meio ambiente. Mesmo quem não tem pretensão de se tornar vegetariano, pode aproveitar a data para variar a alimentação, criar novos hábitos e conhecer novos sabores.
A instrutora de Gastronomia do Senac RJ de Niterói, Juliana Graça, dá algumas sugestões para quem tem interesse em diminuir o consumo de carne. “Ao longo dos últimos anos, os brasileiros têm mudado hábitos alimentares e reduzido o consumo de carnes no dia a dia, substituindo a proteína de origem animal por hortaliças, soja e outros alimentos que representam boas fontes de proteínas vegetais, como quinoa e as leguminosas.
O Dia Mundial sem Carne é uma boa oportunidade de conhecer sobre a prática do flexitarianismo. Os adeptos desse movimento gostam de carne, porém se sentem bem reduzindo o consumo. Um dica importante para redução no consumo de carnes é se aventurar no mundo de novos ingredientes e sabores, aproveite a diversidade da culinária vegetariana e procurando buscar receitas e desenvolver seu paladar”, afirma.
Juliana ainda sugere uma receita de Massa Caprese ao Forno, que pode ser o prato principal de uma refeição sem carne. De quebra, ela ainda ensina uma receita de sobremesa: um Cajuzinho de Tâmaras vegano. Confira:
Massa caprese ao forno
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de cozinhar: 15 minutos
Tempo total: 20 minutos
Autora: Juliana Graça
Ingredientes:
- 250 gramas macarrão fusilli integral
- 250 gramas de tofu orgânico
- 200 gramas tomate cereja
- 1 unidade cebola roxa
- 50 ml de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de polvilho doce ou azedo
- 50 ml de leite de castanhas ou amêndoas
- 4 dentes de alho
- 1 pitada de páprica defumada
- folhas de manjericão
- sal e pimenta
Instruções:
- Pré-aquecer o forno a 200 graus C, adicionar o tomate cereja, á cebola em rodelas, com azeite sal e pimenta em uma assadeira. Assar por cerca de 10 minutos.
- Bater no liquidificador o tofu, com um fio de azeite á páprica, o polvilho e o leite apenas o suficiente para dar o ponto de pasta.
- Retirar a assadeira do forno com os tomates e juntar o creme de tofu, levar ao forno por 5 minutos.
- Amassar levemente os tomates e o alho com um auxílio do garfo
- Em uma panela, adicionar água e sal e espere ferver. Adicionar o macarrão e esperar cozinhar conforme instruções do rótulo. Peneirar e reservar.
- Na mesma travessa retirada do forno, juntar o macarrão. Finalizar com sal, pimenta, manjericão.
Cajuzinho de tâmaras
Tempo de preparo antecipado: 4 horas
Tempo total: 4 horas e 10 minutos
Autora: Juliana Graça
INGREDIENTES:
- 150g de tâmaras secas sem caroço;
- 150g de amendoim torrado sem sal;
- 1 colher (sopa) de cacau em pó;
- 1 colher (sopa) de sementes de chia;
- Amendoim torrado para decorar.
MODO DE PREPARO:
- Deixe as tâmaras de molho em água em torno de 4 horas, escorra a água.
- Em um processador triture o amendoim, sem deixar virar uma pasta.
- Acrescentar ás tâmaras e continuar processando, juntar o cacau até formar uma massa bem homogênea.
- Enrole os docinhos no tamanho e formato que desejar. Não precisa untar as mãos. Decore com meio amendoim torrado cada docinho.