cuidado-com-criancas

Cuidados com crianças em casa nunca é demais

cuidado-com-criancas

Cuidados com crianças em casa nunca é demais

Anualmente mais de 122 mil crianças são hospitalizadas devido a acidentes domésticos

Julho… mês das férias da criançada que costuma ser uma época de diversão e brincadeiras. No entanto, nesse período os acidentes domésticos podem ser mais frequentes e os pais precisam ter atenção redobrada com os “perigos” dentro de casa. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, anualmente mais de 122 mil crianças são hospitalizadas devido a acidentes domésticos.

Todo cuidado é pouco quando se trata dos pequenos, principalmente os que moram em apartamentos, casas com mais de um andar e até mesmo com piscinas. Especialistas alertam que algumas medidas devem ser tomadas e uma delas pode ser a instalação de redes de proteção.

Para quem tem varanda é aconselhável colocar uma rede de proteção, assim como nas janelas. Nunca se sabe quando uma bola ou brinquedo arremessado pela janela pode levar a um acidente de grandes proporções.

Para Bárbara Rodrigues, da Glysa Redes de Proteção, “a rede nas janelas deve ter instalação rígida e apresentar espaço entre ganchos conforme legislação vigente (entre 30 e 50 cm). Para proteger os pequenos preconiza-se o uso de redes de proteção com malha de 5X5 cm para que a criança não consiga abri-la”, explica.

A instalação da rede de proteção deve ser feita por uma empresa especializada e devem ter validade ou garantia máxima de três anos.

“Aconselhamos revisão e troca da rede após este prazo. Pela nossa experiência verificamos uma durabilidade maior que este período, no entanto, priorizando a segurança seguimos o período estabelecido do pelo fabricante”, esclarece Bárbara, que também faz instalação de redes de proteção em piscinas e brinquedos.

O ideal para piscina instalada em casas e condomínios é que ela seja coberta por uma rede de proteção, principalmente se a criança não souber nadar. Vale lembrar o grande número de acidentes deste tipo nos últimos meses.

De acordo com o Sistema de Vigilância de Violência e Acidentes do Ministério da Saúde (Viva), a maioria dos acidentes é causada por queimaduras, quedas e afogamentos, atingindo principalmente crianças entre 0 e 9 anos.

Para que a criançada e os pais possam ficar tranquilos, seguem outras dicas de segurança:

Piscina: Cuidado também com a sucção de filtragem da piscina quando em funcionamento, evitando as brincadeiras perto do motor;

Escada: criança adora uma escada! O melhor é a colocação de um portão para impedir o sobe e desce da criança. Outro cuidado é na proteção dos vãos laterais, que num momento de descuido também podem levar a sérios acidentes.

Cozinha: Evitar facas em locais que as crianças possam alcançar; deixar as saídas do gás e aquecedor fechadas.

Material de limpeza: É ideal ter um armário com chave para esse tipo de material. O mesmo vale para os armários de remédio;

Tomadas: O ideal é colocar um tapador de tomadas para que as crianças não coloquem o dedinho nas mesmas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

A venda de óleo de soja corresponde a 296 vezes a altura...

Rolar para cima