Gonzaga

Filmes inspirados em grandes personalidades integram a programação audiovisual do Sesc RJ em fevereiro

Obras fazem parte da Coleção Cinema Brasileiro Contemporâneo, da Ancine, e serão exibidas neste mês nas unidades de Copacabana, Niterói e Tijuca

 

As trajetórias dos escritores José Saramago e Lope de Vega, do artista plástico Vik Muniz e dos músicos Luiz Gonzaga e Gonzaguinha dão o tom dos filmes em cartaz neste mês de fevereiro nas unidades do Sesc RJ em Copacabana, Niterói e Tijuca. Serão exibidas obras documentais e ficcionais que retratam a trajetória dos artistas citados. A entrada é franca.

Na programação, estão os filmes “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes, “Lixo Extraordinário”, de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, “Lope”, de Andrucha Waddington e “Gonzaga de Pai para Filho”, de Breno Silveira.

No segundo semestre de 2018, a programação audiovisual do Sesc RJ investe na difusão do cinema nacional com a exibição de filmes que fazem parte da Coleção Cinema Brasileiro Contemporâneo, editada pela Ancine. Serão seis recortes curatoriais, que agrupam os filmes por afinidades estéticas ou temáticas que apresentam ao público um panorama diversificado da produção cinematográfica nacional.

 

Filmes

José e Pilar

José e Pilar

Dir. Miguel Gonçalves Mendes | 125’ | 2010 | LIVRE | DOC

A relação entre José Saramargo, prêmio Nobel de literatura em 1998, com sua esposa, a jornalista Pilar Del Rio, através do cotidiano do casal.

 

Lixo Extraordinário

lixo extraordinario

Dir. Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley | 98’ | 2011 | LIVRE | DOC

Uma análise sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ), que é um dos maiores aterros sanitários do mundo.

Lope

Lope

Dir. Andrucha Waddington | 106’ | 2011 | 12 ANOS | FIC

Lope (Alberto Ammann) é um jovem poeta ambicioso e um eterno apaixonado. Vivendo mais o presente do que pensando no futuro, ele se entrega ao amor de duas mulheres e desafia regras que podem transformá-lo de herói a vilão, trazendo a desgraça ou a glória.

Gonzaga de Pai para Filho

Gonzaga

Dir. Breno Silveira | 120’ | 2012 | 12 ANOS | FIC

Decidido a mudar seu destino, Gonzaga sai de casa jovem e segue para cidade grande em busca de novos horizontes e para apagar uma tristeza amorosa. Lá, ele conhece Odaléia (Nanda Costa), por quem se encanta. Após o nascimento do filho e complicações de saúde da esposa, ele decide voltar para a estrada para garantir os estudos e um futuro melhor para o herdeiro. Para isso, deixa o pequeno aos cuidados de amigos no Rio de Janeiro e sai pelo Brasil afora. Só não imaginava que essa distância entre eles faria crescer uma complicada relação, potencializada pelas personalidades fortes de ambos. Baseada em conversas realizadas entre pai e filho, essa é a história do cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga, também conhecido como O Rei do Baião ou Gonzagão, e de seu filho, popularmente chamado de Gonzaguinha.

 

Audiovisual no Sesc RJ Desde 2016, o Sesc RJ tem diversificado sua programação cinematográfica, propondo um circuito paralelo de exibição de filmes com pouca penetração nas salas de cinema. Com uma grade regular adequada ao perfil de cada unidade, a programação é composta por filmes com algum diferencial estético ou narrativo, que visam ampliar o imaginário audiovisual do público.

 

Programação completa:

 

GRANDES PERSONAGENS

SESC COPACABANA

7/02. 16h – José e Pilar

21/02. 16h – Lixo Extraordinário

28/02. 16h – Gonzaga de Pai para Filho

 

SESC NITEROI

01/02. 18h – José e Pilar

08/02. 18h – Lixo Extraordinário

22/01. 18h – Gonzaga, de pai para filho

 

SESC TIJUCA

06/02. 19h – José e Pilar

20/02. 19h – Lope

27/02. 19h – Gonzaga de Pai para Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

A venda de óleo de soja corresponde a 296 vezes a altura...

Rolar para cima