Escola niteroiense ganhou o Estandarte de Ouro de melhor escola e melhor samba-enredo da Série A
O prêmio Estandarte de Ouro de melhor escola e melhor samba-enredo da Série A de 2018 vai para a Acadêmicos do Cubango. A escola niteroiense foi a quinta a desfilar na segunda noite de desfiles na Sapucaí e homenageou Bispo do Rosário com o enredo “O rei que bordou o mundo”, dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora.
Haddad e Bora conseguiram traduzir a obra do artista plástico com fantasias e alegorias originais, de colorido encantador e compatíveis com a estética de Bispo do Rosário. Da mesma forma, os compositores Gabriel Martins, Bello, Wagner Big, Junior Fionda, Márcio André Filho, Jairo e Gigi da Estiva retrataram com clareza o seu universo na letra do samba.
O Estandarte de Ouro é um prêmio tradicional do carnaval carioca, organizado desde 1972 pelo GLOBO. O troféu agora também tem a participação do jornal Extra. A premiação tem 15 troféus para o Grupo Especial e os dois para a Série A. E, na sua 47ª edição, terá uma nova categoria para reafirmar o compromisso com a ousadia. Os jurados vão escolher o melhor na categoria inovação — não necessariamente algo inédito, mas concebido para fugir do lugar-comum e surpreender o público.