Novo espaço cultural terá quadra esportiva, área de patinação, academia, palco para shows e um mirante para a Baía de Guanabara, além de barracas com comidas típicas e artesanato.
Os moradores de São Gonçalo terão um novo espaço de lazer e cultura bem na entrada do Município da Região Metropolitana. É o Centro de Tradições Nordestinas, que será inaugurado no próximo dia 25 de janeiro.
A festa de abertura do espaço terá shows de forró e a Orquestra Municipal de São Gonçalo tocando os sucessos de Luiz Gonzaga.
Localizado na Rua José Augusto Pereira dos Santos, no bairro de Neves, o Centro de Tradições Nordestinas de São Gonçalo chega para acabar com um problema antigo da região. Antes das obras, o local era um conhecido lixão clandestino.
A partir do próximo dia 25, a área estará totalmente revitalizada e contará com 24 quiosques de comidas típicas, artesanato e produtos diversos da região nordeste do Brasil.
Com um total de 22 mil metros quadrados, o local também terá um palco como atração de destaque.
Lixão clandestino revitalizado
Antes das obras, o local onde agora vai funcionar o Centro de Tradições Nordestinas era um conhecido lixão clandestino.
Na região, eram comuns reclamações sobre mau cheiro e do abandono do espaço público. Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, várias estratégias para acabar com o uso irregular do espaço nunca deram certo.
Câmeras de segurança, grades e patrulhamento nunca foram eficientes para inibir o acúmulo de lixo naquela área. Em períodos de chuva, o problema aumentava com a proliferação de doenças.
O município não informou qual o valor total gasto na construção do Centro de Tradições Nordestinas, mas disse que, com exceção da quadra esportiva, todo o projeto foi executado com recursos próprios e mão de obra direta da prefeitura.
A administração do novo espaço cultural de São Gonçalo será de responsabilidade da Secretaria de Turismo e Cultura do município, em conjunto com a Fundação de Arte, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faesg).