Carnaval de Río en San Luis: Intérpretes renomados embalarão a festa na província argentina.
Clóvis Pê e Thiago Brito prometem mais um show de samba na Argentina
A sexta edição do Carnaval de Río en San Luís acontece nos dias 21, 22 e 23 de março levando um time de brasileiros que é sucesso no Carnaval. Além das baterias da Grande Rio, comandada por mestre Thiago Diogo, e a bateria campeã do Carnaval 2015, a da Beija-Flor, comandada por mestre Rodney, os microfones do carro de som estarão entregues a duas vozes marcantes que atuam no Carnaval carioca: Clóvis Pê e Thiago Brito.
Pelo terceiro ano participando do evento que tem organização e produção de três empresas brasileiras – AMI7, Gangazumba e Amebras – Thiago Brito, titular do microfone da Caprichosos e integrante do carro de som da Unidos da Tijuca, está ansioso para sua chegada à província de San Luis, na Argentina.
– Acho muito bom esse intercâmbio, pois podemos levar um pouco de nossa cultura para eles e mostrar o nosso carnaval. O público de lá tem um carinho muito especial com o povo que vai daqui para se apresentar em San Luis, nos recebem sempre com muito respeito e assim se torna fácil trabalhar lá, pois essa receptividade deixa os profissionais muito à vontade. Chega essa época, já ficamos contando os segundos pra ir cantar para todo aquele público que lota os três dias de espetáculo no autódromo de Potrero de los Funes e nos aguarda o ano todo, diz Thiago.
Também participando do evento, o intérprete Clóvis Pê, terá a responsabilidade de cantar um dos sambas que embalarão a passagem dos componentes brasileiros. Através de paródias de sambas antigos que foram eternizados nos Carnaval, o público fará coro com os cantores nos três dias de espetáculo.
A dupla, que chegará às terras argentinas pronta para a apresentação, promete dar mais um show no evento, que pode ser considerado a maior movimentação de brasileiros para uma apresentação cultural além da fronteira. Os 1500 componentes contratados pela AMI7 embarcam na próxima quarta-feira, 19 de março, distribuídos em 40 ônibus que os levarão em viagem de 55 horas, rumo à província de San Luis. Participarão da festa, componentes das 12 agremiações do Grupo Especial e mais 9 da Série A, que cantarão os sambas em português, nos três dias de desfile. Somando-se às apresentações das “escolas de samba brasileiras”, duas agremiações montadas por argentinos também farão a festa para o público que todos os anos esgota os ingressos à venda para a festa que ocorre no autódromo de Potrero de los Funes.
Entre as atrações dos desfiles do Carnaval fora de época, estão a apresentação da primeira escola mirim argentina, que marcará mais um trabalho de sucesso feito pelas três empresas que, há seis anos, garantem um fluxo de turistas de todas as regiões da Argentina que impulsionam o comércio e o turismo da região em um raio de 200km.
Sobre a AMI7 (sugestão de pauta)
Sete amigos que têm uma paixão em comum: o Carnaval, uma das principais vertentes de nossa cultura popular. Assim nasceu a AMI7, empresa carioca que hoje é responsável pela maior movimentação cultural fora do país: o Carnaval de Río em San Luis. O evento, que terá sua sexta edição realizada nos dias 21, 22 e 23 de março, leva 1500 sambistas à província de San Luis, centro-oeste da Argentina, para mostrar a força que o Carnaval tem. Em três dias, os desfiles realizados no autódromo de Potrero de los Funes, remontam os quatro dias de folia realizados no Sambódromo carioca.
Em uma estrutura nunca antes imaginada para um evento cultural fora do país, 40 ônibus levando componentes das 12 escolas do Grupo Especial e 9 da Série A, os sambistas cariocas encaram uma maratona de 55 horas de ônibus, com toda a infraestrutura pensada pela AMI7, desde a saída, até a chegada em San Luis. Com estadia, alimentação e remuneração a todos os artistas envolvidos, o evento movimenta o comércio e turismo local e também das cidades próximas em um raio de 200km.
A AMI7 cresceu rapidamente graças à experiência acumulada há décadas por seus fundadores, diretores e consultores. Todos eles se dedicam à empresa e todos eles põem a mão na massa. Em parceria com a Gangazumba e a Amebras, a AMI7 prima pela excelência e qualidade de suas produções. Compõem o quadro de sócios-diretores da empresa:
Alcyone Barreto (in memoriam), criminalista, veterano incentivador do Carnaval carioca, autor de vários enredos para desfiles de Escolas de Samba, falecido em 2013
Alvaro Luiz Caetano, músico e compositor.
Amaury Vanzeler, percussionista, diretor de shows, organizador de eventos.
Edson Marcos de Andrade, engenheiro civil especializado em infraestrutura de eventos de grande porte.
Elias Riche, comerciante
Elmo José dos Santos, bacharel em Direito, Diretor de Carnaval da Liesa.
Moacyr Barreto, professor , ex-Diretor de Carnaval da Lierj – Liga das Escolas de Samba do Grupo A do Rio de Janeiro.
Osvaldo Martins, jornalista e escritor.