As peças “Qual é a nossa cara?”, “O enxoval” e “Não quero dormir agora”, que fazem parte do Circuito Sesc de Teatro, acontecem, respectivamente, dias 26, 27 e 28/9
Quem gosta de teatro vai poder assistir a três espetáculos de qualidade no Sesc São Gonçalo neste fim de semana e com ingressos a preços populares, variando de R$2 a R$8. A minimaratona cultural começa na sexta-feira (dia 26/9), às 19h, com a peça “Qual é a nossa cara?”, que conta histórias da comunidade do Complexo da Maré a partir de entrevistas realizadas com moradores. No dia seguinte, 27/9, também às 19h, será encenada a peça “O Enxoval”, outra obra baseada em fatos reais, que relata a vida de duas senhoras de 80 anos, e o curioso fato de uma delas ter guardado o enxoval que nunca foi usado há 60 anos. E no domingo, (28/9), às 16hrs, encerrando a série teatral, é a vez de o espetáculo infantil “Não quero dormir agora”, que revela até onde vai a imaginação das crianças, que misturam sonho e realidade. Ambas as apresentações fazem parte do Circuito Sesc de Teatro, projeto do Sesc que conta com uma cuidadosa curadoria, que leva ao público espetáculos que estimulam a reflexão e uma nova visão de mundo através de textos críticos de uma pluralidade de universos para todos os gostos e públicos.
Os espetáculos
“Qual é a nossa cara?”
A peça, além de ouvir os moradores da comunidade Nova Holanda, no Complexo da Maré, também é encenada por atores da localidade. A montagem foi criada pela Cia Marginal de Teatro a partir de 40 entrevistas com moradores da comunidade que deram origem a cenas híbridas. Assim, o espetáculo se mostra como um jogo onde a ficção estabelece um diálogo contínuo com a realidade, misturando os depoimentos, com recriações oníricas e informações acrescentadas pelos atores. Em alguns momentos, quem está em cena é o ator, acompanhado de gestos próprios e em outros, um personagem detalhadamente construído. Dentre os personagens estão Jorge Negão, o lendário chefe do tráfico na Nova Holanda dos anos 80 e Derley, antigo pai de santo da favela, cuja morte foi anunciada à mãe através de visão fantástica.
Ficha técnica:
Direção: Isabel Penoni
Pesquisa e criação: Cia Marginal
Supervisão de Dramaturgia: Rosyane Trotta
Direção de arte: Gabriella Marra
Direção musical: Isadora Medella
Iluminação: Renato Machado
Projeto Gráfico: João Penoni
Elenco: Diogo Vitor, Jaqueline Andrade, Geandra Nobre, Priscilla Monteiro, Rodrigo Souza, Wallace Lino
Músico convidado: Sinésio Jefferson
Coordenação de Produção: Bianca Fero
“O enxoval”
A Cia Atores de Laura, que completou 18 anos, criou a montagem “O enxoval” também baseada em fatos reais. O espetáculo é uma obra teatral que retrata a vida de duas senhoras de 80 anos. Célia, viúva, é cunhada de Amélia, que não casou e há 60 anos guarda o enxoval que nunca foi usado. Donas do único telefone público de uma pequena cidade, a vida de ambas muda com a chegada de um executivo jovem, que está perdido, sem celular, e precisa ligar desesperadamente para o chefe, no Rio. O que era uma simples ligação se transforma em um pesadelo.
Ficha técnica:
Texto e direção: Ana Paula Secco, Luiz André Alvim e Verônica Reis
Cenário: Ana Paula Secco e Luiz André Alvim
Figurinos e programação visual: Ana Paula Secco
Iluminação: Luiz André Alvim
Produção executiva: Renata campos
Direção de produção: Ana Lelis
Realização: Cia Atores de Laura