Livro Complexo de Cassandra

Livro investiga raízes do negacionismo e da alienação da sociedade brasileira

“Por que e como estamos adoecendo diante da ignorância e do negacionismo?”

Essa foi a principal pergunta que norteou as pesquisadoras Liliane Abreu e Natalia Sayuri quando decidiram escrever Complexo de Cassandra: O adoecimento do saber diante de uma sociedade alienada e negacionista, livro que chega ao Brasil e em Portugal pela Sagarana Editora neste último trimestre do ano.
“Explicar superficialmente o que muitos já sabem ou percebem não adiantaria. Precisáva­mos saber qual era o tamanho do estrago e de onde ele vinha, fazer uma ressonância para entender essa ‘doença’ social em sua profundidade”, relembra Liliane Abreu, sobre o momento em que elas se uniram para tentar descobrir os motivos que levam parte importante da população a acreditar e a reproduzir fake news, ignorando a ciência e profissionais idôneos de diversas áreas. “Era julho de 2021, mas poderia ser outubro de 2022”, destaca a coautora.

O aprofundamento demandou um trabalho de fôlego que resultou em 548 páginas, uma obra apoiada em três grandes suportes: a psicologia(histeria, perversidade, psicoses, ansiedade, medo, burnout, Síndrome do Impostor);o conteúdo de entrevistas (inclusive com negacionistas não bolsonaristas, ex-bolsonaristas, antivacinas, terraplanistas); e oembasamento teórico sobre a construção do patriarcado, a Inquisição e o nazismo, três formulações históricas que precisavam de uma pequena revisão. “Do contrário, não seria possível entender como elas se entremeiam e influenciam diretamente o que vivenciamos hoje”, afirmaNatalia Sayuri.

Por que Complexo de Cassandra?

Na Grécia Antiga, Cassandra previu toda a condução e desfecho que mataria seus pais, irmãos, população e destruiria toda a cidade de Troia, mas ninguém lhe deu ouvidos. Ela implorou, repetiu incansavelmente e, desacreditada, foi isolada como louca numa torre pelo seu pai,Príamo, rei de Troia.

Esse mito foi transportado à psicologia para definir o chamado Complexo de Cassandra que, por sua vez, ilustra o Brasil de hoje, “em que profissionais de diversas áreas alertam a população por todos os meios possíveis e são desacreditados, assistindo a toda uma destruição que poderia ser evitada”, segundo as autoras.

SOBRE AS AUTORAS

Liliane Abreué bacharelanda em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP-SP), comformação final em dezembro de 2022.É arteterapeuta(AATESP), professora especialista em Neurociência Pedagógica(AVM/UCAM),pesquisadora especialista em comportamento e consumo, ativista em Direitos Humanos.

Natalia Sayurié bacharelanda em Psicologia pela UNIP-SP, com formação final em dezembro de 2022. Graduada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero/SP, também atua como analista de treinamento e desenvolvimento corporativos.

Liliane Abreu e Natalia Sayuri
Liliane Abreu e Natalia Sayuri

SERVIÇO

Complexo de Cassandra: O adoecimento do saber diante de uma sociedade alienada e negacionista

Autoras: Liliane Alcântara de Abreu e Natalia Sayuri Melo
Editora: Sagarana
Páginas: 548
Formato: 16cm x 23cm
Livro impresso: R$ 75,00
e-Book: R$ 39,90
Disponível pelo site da editora: https://sagaranaeditora.com/
e também na Amazon Brasil, Americanas, Submarino, Magalu e Shoptime.

SAGARANA EDITORA

A Sagarana Editora tem sede em Lisboa e nasceu em setembro de 2020 com o objetivo principal de levar livros em Língua Portuguesa, na vertente Brasil,aos brasileiros que saíram do país definitiva ou temporariamente. Os títulos são distribuídos por toda a Europa e pelo Brasil e o catálogo contempla desde novos autores até consagrados e clássicos escritores brasileiros, como Machado de Assis, José de Alencar, Aluísio Azevedo, Lima Barreto, entre outros. A Sagarana tem como editoras as cariocas Flávia da Matta, que mora no Rio de Janeiro,e Taís Facina, radicada em Lisboa desde 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Durante o Natal e o Réveillon – dias 24,25, 31 de dezembro...

Rolar para cima