Circuito Sesc de Dança de Salão tem como propósito recolocar na ativa o público mais impactado pelo isolamento social e que agora já está vacinado.
Entrada é gratuita e aberta também a outras faixas etárias.
SÃO GONÇALO – Passados quase dois anos e meio de pandemia, o Sesc RJ está retomando uma das suas atividades mais tradicionais voltadas para um grupo considerado de risco da Covid-19: os bailes dançantes para idosos. Desta vez, os eventos foram agrupados em um projeto chamado Circuito Sesc de Dança de Salão, que percorrerá, este ano, cinco unidades das regiões Metropolitana e Serrana. Agora vacinado, este público que foi fortemente impactado pelos efeitos do isolamento social terá a oportunidade de recolocar o corpo e a mente em atividade.
O baile inaugural aconteceu em Nova Iguaçu, no último dia 13. Nesta sexta-feira (19/8) é a vez do Sesc São Gonçalo retomar a atividade com a banda Brasil Show, que sobe ao palco às 18h. Sob a direção de Edu Casé, a icônica banda de Dança de Salão foi lançada no clube União da Pavuna nos anos 70, sendo parte da história do gênero no cenário carioca e nacional. A entrada é gratuita e aberta também a interessados de outras faixas etárias.
A retomada segue nas unidades da Tijuca, no sábado (20/8), e Copacabana, dia 23/8. Cada uma realizará quatro bailes (veja as datas abaixo) até o fim do ano, quando um grande encontro dos grupos será promovido no suntuoso Teatro do Sesc Quitandinha (17/12), localizado no palácio de Petrópolis que é um dos principais pontos turístico da Região Serrana do Rio.
Os bailes serão embalados por grupos musicais reconhecidos e todos contarão com dançarinos profissionais para a dinamização do público, estimado em cerca de 5 mil pessoas somente nas primeiras fases. O Sesc também levará grupos formados em uma unidade para participar dos outros bailes, estimulando o intercâmbio de conhecimentos e o convívio social.
“A dança é uma prática recomendada para pessoas acima dos 60 anos, pois contribui significativamente para a coordenação motora, concentração e memória, além de melhorar o condicionamento físico e mental. A atividade ajuda ainda a elevar a autoestima e afastar os sintomas da depressão, doença que atinge em grande número a população idosa e que apresentou aumento nos seus índices no pós-pandemia”, explica Fabiana Vilar, analista de Artes Cênicas do Sesc RJ.
O projeto está alinhado às metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, levando em conta que a Cultura, enquanto fazer artístico-educativo, pode contribuir para cada uma das cinco dimensões do desenvolvimento sustentável: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. Em especial, o projeto vai ao encontro do ODS 3, que fala em saúde e bem-estar e visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
SERVIÇO
Sesc São Gonçalo (Quadra)
Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte
Dias 19/8, 23/9, 22/10 e 26/11 – 18h
Banda Brasil Show
Circuito Sesc de Dança de Salão
Sesc Nova Iguaçu (Salão Nobre)
Rua Dom Adriano Hipolito, 10 – Moquetá
Dias 13/8, 10/9, 8/10 e 12/11 – 15h
Orquestra Tabajara
Sesc Tijuca (Casa Rosa)
R. Barão de Mesquita, 539 – Rio de Janeiro
Dias 20/8, 17/9, 15/10 e 19/11 – 15h
Orquestra Tabajara
Sesc Copacabana (Salão de Café)
R. Domingos Ferreira, 160 – Rio de Janeiro
Dias 23/8, 27/9, 25/10 e 22/11 – 15h
Gafieira Sanfonada
17/12 – Sesc Quitandinha (Teatro Mecanizado)
Av. Joaquim Rolla, 2 – Petrópolis