veículo novo

Carro novo ou usado: qual a melhor opção?

veículo novo

Apesar dos pesares, ter um carro ainda traz diversos benefícios para os seus proprietários. A mobilidade proporcionada por esse meio de transporte, assim como o conforto e o status são fatores que motivam a aquisição. Mas antes da compra, geralmente surge a dúvida: é mais vantajoso comprar um carro novo ou usado?

Neste artigo vamos explicar as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções, para que você possa entender qual delas se encaixa melhor nas suas necessidades e, claro, no seu orçamento.

Vantagens de comprar um carro novo

Praticamente todo mundo concorda que, sem considerar o lado financeiro, comprar um carro novo é sempre a melhor opção. E, de fato, como você verá a seguir, os veículos novos apresentam consideráveis vantagens em relação aos usados.

Você será o primeiro dono

A primeira vantagem em comprar um carro novo é meio evidente. Ele estará em perfeito estado, pois foi produzido há pouco tempo e nunca teve um proprietário, não tendo passado por reparos ou alterações em sua estrutura.

Desse modo, você poderá desfrutar não apenas da aparência de novo, um fator relevante, como de um modelo em melhores condições para ser usado no dia-a-dia. E, ao revender, você conseguirá um valor maior, se comparado ao usado.

Tende a demorar mais para ter problemas

Justamente por ser um veículo novo, ele tende a demorar mais para apresentar defeitos. Com isso, os gastos com reparos só se tornam necessários depois de alguns anos de uso, em vez de serem efetuados próximo da aquisição do veículo, o que certamente comprometeria o orçamento do proprietário.

Além disso, a revisão de fábrica, que deve ser feita periodicamente, também demora a ocorrer, representando menos custo para o consumidor nos primeiros anos de uso.

Por fim, o bom estado do modelo novo também significa um custo menor com o seguro.

Garantia de fábrica

A garantia de fábrica pode ser usada para sanar quaisquer defeitos estruturais no veículo e é válida pelos primeiros anos de uso, normalmente até por 6 anos. Adquirindo o veículo novo, você poderá contar com toda a garantia, o que também representa uma economia.

Melhores acessórios

Além de contarem com acessórios recém-saídos da fábrica, os carros novos apresentam acessórios mais modernos, que melhoram o desempenho do veículo e tendem a necessitar de menos reparos ou substituições. Os modelos mais modernos, por exemplo, tendem a gastar menos combustível.

Comprando um carro novo, você já terá à disposição acessórios que muitas vezes não são encontrados em modelos usados, como ar-condicionado, freio ABS, central multimídia e sensor de estacionamento.

Negócio mais seguro

Veículos novos são adquiridos de concessionárias, que são estabelecimentos reconhecidos e ligados às montadoras. Ao optar por esse negócio, você terá certeza de estar adquirindo um produto de qualidade, totalmente legalizado, e de um vendedor confiável.

Desvantagens de comprar um carro novo

Apesar de todas essas vantagens, os carros também apresentam pontos negativos, que devem ser levados em consideração pelo consumidor. Confira a seguir quais são eles.

Custo de aquisição é alto

A principal desvantagem dos modelos novos também é fácil de identificar. O seu custo de aquisição é sempre maior que o de modelos usados. Aliás, eles têm se tornado ainda mais caros nos últimos anos, sendo vendidos atualmente por valores superiores a R$ 40 mil, sendo que mesmo os compactos podem superar os R$ 100 mil.

E o financiamento para carros novos, apesar de apresentar menor taxa de juros, é mais difícil de conseguir, fazendo muitas pessoas recorrerem a empréstimos, inclusive.

Desvalorização

Outro elemento que representa perda monetária para o consumidor é a desvalorização que os veículos novos sofrem após a aquisição. 

No primeiro ano de uso, ela costuma ser de 10% a 20% do valor inicial. A depreciação segue nos 2 ou 3 anos seguintes, mas em percentuais menores. Isso significa que o proprietário só poderá revender seu veículo por uma cifra bem inferior ao que foi gasto inicialmente.

Emplacamento e IPVA

O emplacamento é uma despesa que você só terá ao comprar um carro novo. Quanto ao IPVA, ele tende a ser maior para veículos novos.

Vantagens de comprar um carro usado

Os carros usados também podem se mostrar uma boa opção de negócio, principalmente em termos financeiros. Confira os detalhes.

Valor mais acessível

Inegavelmente, os usados saem por um preço mais em conta que os novos, embora também estejam ficando mais caros recentemente.

Quanto ao financiamento, talvez seja mais fácil de conseguir para um carro usado, devido ao valor inferior, mas a taxa de juros tende a ser maior.

As suas despesas com impostos e procedimentos legais também serão menores. O IPVA dos usados é mais barato e o único procedimento requisitado na compra é a transferência de propriedade.

Facilidade de negociação

A negociação de um usado é muito mais fácil, seja na hora de adquirir, seja na hora de revender. No primeiro caso, inclusive, você pode conseguir consideráveis descontos com os vendedores.

Desvalorização proporcional

Como explicamos acima, a desvalorização dos carros se concentra sobre os primeiros anos de uso, sendo que o seu valor estabiliza após algum tempo. Ou seja, ao comprar um usado, você terá uma perda menor em relação ao valor investido inicialmente.

Desvantagens de comprar um carro usado

Por outro lado, os veículos usados também apresentam alguns pontos negativos.

Menos conservado

Por já ter sido usado, o seu carro se encontrará num estado de conservação inferior, o que compromete o desempenho e o conforto para o usuário.

Maior custo de manutenção

Exatamente devido ao motivo acima, o veículo usado tende a apresentar mais defeitos, necessitando de mais idas ao mecânico e de troca de peças, o que aumenta o custo de manutenção. Além disso, veículos usados tendem a gastar mais combustível.

Pelos mesmos motivos, o seguro dos carros usados também sai mais caro.

Negócio mais arriscado

Os usados são muitas vezes vendidos por empresas de pouca reputação ou mesmo por particulares, o que torna o negócio menos confiável. É possível, por exemplo, que você adquira um veículo com documentação irregular ou multas.

Afinal, qual a melhor opção?

Não existe uma resposta única para essa questão. Como você pôde ver, são vários os fatores a se considerar e o que determinará qual das duas opções é a melhor, no fim das contas, é o perfil do comprador. Além disso, é preciso analisar o orçamento a fim de evitar novas dívidas.

Não se esqueça de que não são apenas os critérios financeiros que são relevantes aqui. Para muitas pessoas, por exemplo, o maior conforto ou mesmo o maior status que o carro novo proporciona são fatores imprescindíveis, enquanto para outras, não.Deseja adquirir um zero-quilômetro sem abrir mão do seu usado? O empréstimo com garantia de veículo pode ser a solução!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Durante o Natal e o Réveillon – dias 24,25, 31 de dezembro...

Rolar para cima