Tecnologia na Logística

Tecnologia na Logística: 7 Maneiras de Colocá-la em Prática

Tecnologia na Logística

Hoje em dia, todos os setores da economia têm se adaptado às tecnologias mais recentes para atender uma demanda crescente de serviços que os clientes exigem das empresas, portanto a tecnologia na logística deve ser considerada para que essa área entregue melhores experiências para os clientes em geral.

A IoT(sigla em inglês que significa Internet das Coisas), a utilização de big data, o uso de GPS, os rastreamentos veiculares, são todos modos de usar a tecnologia na empresa logística, para oferecer um serviço mais especializado de entregas.

Aqui, separamos 7 maneiras de colocar a tecnologia na logística em prática:

Integração de frotas

Uma das melhores formas de associar a tecnologia na logística é a integração de frotas por meio de empresas especializadas que mantém o controle de todos os veículos disponíveis para entregas nessas empresas especializadas.

Além disso, existem apps que são usados para manter o contato com os motoristas de todos os veículos diretamente por seus computadores de bordo, facilitando a comunicação sem que os condutores usem celulares enquanto dirigem.

O uso desses softwares faz com que os motoristas conheçam suas rotas sem ter a necessidade de se informar na empresa antes de criar suas rotas mais próximas.

O ganho é enorme, já que essa tecnologia traz muito mais agilidade nas entregas, possibilitando que as empresas atendam a muito mais pessoas com menos veículos.

Monitoramento veicular

A melhor forma de agregar a tecnologia na logística é usando monitoramento veicular, pois, esse tipo de acompanhamento possibilita que o gestor acompanhe diariamente o movimento de suas frotas em tempo real.

Um bom sistema de monitoramento veicular pode ser encontrado em empresas especializadas, como a FleetDesk por exemplo, pois o acompanhamento que essas agências entregam são muito eficientes para que um gestor saiba tudo que está acontecendo com cada veículo no trânsito, evitando atrasos nas entregas e problemas como acidentes.

O monitoramento é uma segurança para os motoristas também, já que as pessoas não arriscam roubar um veículo monitorado durante o dia inteiro, e esses profissionais podem trafegar em segurança.

Rastreamento de cargas

Com sistemas de rastreamento de cargas, os empresários do ramo de transportes conseguem saber onde estão seus caminhões que levam os produtos mais caros, por exemplo.

Além disso, o mesmo sistema usado pela empresa que rastreia suas frotas pode ser usado pelos clientes para saber onde estão os produtos que eles estão esperando receber.

Isso é muito comum em empresas que trabalham com e-commerces, onde os consumidores pedem seus produtos virtualmente e acompanham a rota até a chegada em suas casas.

Tecnologia na logística mobile

Hoje em dia, a tecnologia na logística está cada vez mais voltada à função mobile, ou seja, ao uso de celulares, por isso, investir em sistemas que são voltados para esses aparelhos é uma tendência nesse mercado.

Além disso, as conversas entre motoristas e o departamento de gestão das empresas é muito mais prático quando ambos utilizam os recursos mobile como os grupos de conversa, os mapas de aplicativos que mostram rotas melhores e até mesmo acidentes de trânsito no percurso.

Acompanhamento de tabelas

Alguns aplicativos e sites são muito usados por quem busca uma melhoria da tecnologia na logística, já que essas ferramentas apresentam tabelas atualizadas de frete e preços de combustível em diversas cidades.

Como uma empresa logística deve considerar o valor do frete em cada região, possuir uma tecnologia que possibilite saber os valores cobrados em todos os locais que os caminhões precisam passar é uma forma de se precaver para saber quais são os gastos inerentes aos processos logísticos de uma transportadora.

O acompanhamento de tabelas compara em diversos sites os dados fornecidos por diversas instituições voltadas ao transporte para oferecer uma qualidade melhor nos serviços oferecidos.

Gestão de estoques

Apesar de ser vista como uma área operacional por muitos, a gestão de estoques está ligada a toda a cadeia logística, já que, uma empresa que não conhece totalmente todos os itens que estão presentes em seu estoque tende a deixar clientes na mão.

Deve-se contar com um sistema automatizado que nos possibilite monitorar todos os produtos de nosso depósito sem ter nenhum problema com falhas, já que, os sistemas integrados debitam cada produto retirado das prateleiras diretamente na central de organização.

Os sistemas tecnológicos usados por essas empresas permitem que os gestores acompanhem as rotinas de recebimento de produtos para saber o que pode ser vendido e o que precisa de reposição antes de ir à venda.

Melhoria na comunicação com os clientes

Muitos desconsideram os clientes na hora de contratar sistemas de tecnologia na logística, mas essas pessoas são as mais importantes para todas as empresas, já que dependem exclusivamente delas a geração de caixa para os cofres do negócio.

Então, é preciso usar tecnologia na logística que melhore a comunicação com os clientes para que eles saibam que não são somente números para as empresas e que não estão falando somente com robôs quando procuram o Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Durante o Natal e o Réveillon – dias 24,25, 31 de dezembro...

Rolar para cima