Senac RJ lança formação profissional em TI

Senac RJ lança formação profissional em TI e Aplicações Financeiras para Jovens Aprendizes

Senac RJ lança formação profissional em TI

Em parceria com a CVM e com o Meu Futuro Digital, curso é gratuito para empresas contribuintes e visa atender demanda por profissionais qualificados na área de TI para o mercado financeiro. Primeira turma está prevista para agosto no Rio de Janeiro.

Senac RJ lança novo curso para capacitação de Jovens Aprendizes em TI e Aplicações Financeiras. O programa, disponível para todas as empresas e gratuito para as contribuintes, é voltado para o setor financeiro e irá promover a formação de jovens com habilidades técnicas em programação e desenvolvimento de sistemas com aplicações em finanças. A primeira turma do curso no Rio de Janeiro está prevista para o mês de agosto na unidade Centro Politécnico (Riachuelo). As empresas interessadas podem obter mais informações em www.rj.senac.br/jovem-aprendiz ou pelo e-mail jovemaprendiz@rj.senac.br. O Programa Jovem Aprendiz do Senac RJ capacita uma média de 10 mil jovens por ano e atende mais de 3 mil empresas.

O novo curso faz parte da iniciativa Programe Seu Futuro, projeto do Senac Nacional em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e com o Meu Futuro Digital, ecossistema de empresas e entidades que têm a intenção estratégica de acelerar a inclusão de jovens e profissionais no mercado. Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para uma taxa de desemprego cada vez maior entre jovens brasileiros. Enquanto isso, estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação mostram que a área de Tecnologia terá mais de 450 mil vagas não preenchidas até 2024.

Para inscrever profissionais Aprendizagem em TI e Aplicações Financeiras, a empresa interessada deve abrir as vagas conforme sua necessidade e selecionar os jovens, com idade entre 14 e 24 anos que estejam matriculados ou que já tenham concluído o Ensino Médio. Os jovens inscritos receberão 1200 horas de formação técnico-profissional, sendo 480 horas teóricas. Em paralelo, o aluno realiza experiência prática na empresa contratante. Além de adquirir o conhecimento técnico, os jovens aprendizes do Senac RJ são preparados para trabalhar em equipe, com ética e responsabilidade.

As empresas que precisam de um apoio na seleção dos jovens profissionais também podem contar com o Senac RJ. A instituição oferece o serviço do Banco de Oportunidades que auxilia a empresa, gratuitamente, na divulgação das vagas e na captação de currículos. Mais informações pelo site www.bancodeoportunidades.com.br.

Lei de Aprendizagem – A Lei de Aprendizagem (Nº 10.097/2000) determina que todas as empresas a partir de 7 empregados contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.

Senac RJ

Há 75 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Mesmo diante da pandemia, o Senac RJ superou desafios e alcançou resultados positivos em 2020: 56 mil alunos matriculados em todos os níveis de ensino, da aprendizagem à pós-graduação, mais de 7 mil vagas de trabalho ofertadas durante a Feira Virtual, realizada em parceria com mais de 500 empresas, 9 mil orientações de carreira por meio de vídeo conferências, fóruns, chats e palestras digitais gratuitas, além da abertura de 62 novas turmas com aulas on-line em tempo real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Lançamento do EP de poesia ‘LÍNGUA TUMULTO’ acontece neste sábado (14/12) no...

Rolar para cima